Magic: The Gathering - Saiba a História e aprenda a jogar o maior TCG do mundo.

Descubra tudo sobre Magic: The Gathering! História, regras, como jogar, edições épicas, decks lendários, melhores cards e curiosidades do maior TCG do mundo.

Por: Buzzo Games

7/26/20256 min read

Magic: The Gathering - Tudo sobre esse incrível jogo de cartas colecionáveis.

Lançado em 1993 pela Wizards of the Coast, Magic: The Gathering (MTG) é considerado o primeiro e mais influente jogo de cartas colecionáveis do mundo (TCG - Trading Card Game, também conhecido como Jogo de Cartas Colecionáveis).

Com mais de 35 bilhões de cartas impressas e milhões de jogadores globalmente, Magic vai muito além de um hobby: é uma paixão que une estratégia, fantasia e competição.

A História de Magic: A Origem da Magia

O jogo foi criado por Richard Garfield, um matemático apaixonado por jogos de tabuleiro e RPG (Role-Playing Game).

Inicialmente Garfield propôs a Wizards of the Coast um jogo de tabuleiro, mas a empresa ficou mais interessada em um jogo de cartas que ele mesmo havia apresentado em uma versão inicial.

Inspirado por jogos como Dungeons & Dragons e com sua experiência matemática, Garfield uniu estratégia, sorte e habilidades, para criar um jogo amado por muitos, mundo afora.

A proposta era simples, mas genial: um jogo de cartas por turnos, onde os jogadores utilizam "manas" para conjurar mágicas de criaturas, feitiços, encantamentos e muito mais.

A primeira edição, chamada Alpha, foi lançada em 1993 e se esgotou rapidamente, desde então, até hoje Magic: The Gathering se expandiu com novas mecânicas, histórias ricas e envolventes, se tornando um marco na cultura geek.

Além de toda mecânica do jogo, por serem cartas com estampas únicas e colecionáveis, Magic: The Gathering entregou aos jogadores não apenas a possibilidade de personalizar seus Decks com sua preferência e estratégia pessoal, mas a paixão em colecionar suas cartas.

Imagem criada por IA - Magic the Gathering - Todos os direitos de Wizards of the Coast LLC
Imagem criada por IA - Magic the Gathering - Todos os direitos de Wizards of the Coast LLC

Edições de Magic: The Gathering

Hoje, Magic: The Gathering possui dezenas de edições, lançadas ao longo de décadas. Algumas se destacam por suas mecânicas inovadoras e impacto competitivo.

Magic conta, desde de edições básicas até edições como Final Fantasy e Senhor dos Aneis.

Ao longo dos anos, desde o lançamento com a edição Alpha (1993), Magic: The Gathering já entregou diversas edições que foram inovando a dinâmica do jogo, como Mirrodin (2003), Zendicar (2009), Innistrad (2011), dentre outras, todas com suas histórias envolventes e jogabilidade única, não deixando a essência do jogo de lado.

As Cartas e suas histórias

Algumas cartas entraram para a história como as mais poderosas ou cobiçadas do jogo e até mesmo por seu poder descomunal foram banidas.

Existem cartas, como Black Lotus (Alpha), que é até hoje a carta mais rara e valiosa de todas as edições de Magic, podendo chegar a valores exorbitantes.

Outras cartas como Jace, the Mind Sculptor, um icônico Planeswalker que possui um alto impacto no jogo, com habilidades flexíveis.

Por outro lado, temos cartas que simplesmente foram banidas ou restritas de campeonatos e não podem serem utilizadas por deixar o jogo muito desigual. Um exemplo é a própria Black Lotus, ela pode gerar 3 manas de qualquer cor. Mas existem várias outras cartas com poderes e habilidades que não são aceitas e portanto, deixe-as apenas em sua coleção.

Você pode adquirir cartas em lojas físicas especializadas, marketplaces como Amazon.

Magic: The Gathering Arena

Para você que quer aprender ou para quem já joga mas quer uma opção a mais, jogue online via MTG Arena (gratuito para PC e mobile).

Conclusão

Magic: The Gathering é mais do que um jogo: é uma experiência envolvente, que combina estratégia, criatividade e narrativa épica. Seja você um colecionador, jogador competitivo ou apenas curioso, mergulhar no multiverso de Magic é descobrir um dos maiores fenômenos do entretenimento moderno.

Credito da imagem: Wizards of  the Coast
Credito da imagem: Wizards of  the Coast

Como Jogar Magic: The Gathering

O objetivo básico do jogo é reduzir os pontos de vida do oponente (geralmente 20) a zero, usando uma combinação de ataques de criaturas, mágicas instantâneas, feitiços, encantamentos, artefatos e claro, estratégias.

Existem outras formas de vencer uma partida de Magic, como por exemplo, quando o oponente não possui mais cartas em seu grimório (pilha de cartas que compõe o Deck do jogador).

Componentes básicos:

  • Deck: mínimo de 60 cartas em jogos regulares.

  • Terrenos: fornecem mana, a energia mágica usada para jogar cartas.

  • Criaturas: atacam e defendem.

  • Feitiços e Magicas Instantâneas: produzem efeitos variados (remover cartas, comprar cartas, causar danos, destruir cartas, etc.).

  • Encantamentos e Artefatos: criam vantagens contínuas no campo de batalha e ao equipar uma criatura.

Magic pode ser jogado em formatos variados: Standard, Commander, Modern, Draft, Pauper, Legacy, entre outros.

Regras básicas:

Escolha uma forma de marcar seus pontos de vida.

Embaralhar seu "deck" e compre 7 (sete) cartas e o restante deixe virado para baixo ao lado, esse é seu "grimório". Caso o jogador não fique satisfeito com a mão (as sete cartas que comprou inicialmente), pode fazer o que é chamado de "mulligan", que consiste em embaralhar sua mão novamente em seu grimório e comprar uma nova mão, mas com um carta a menos a cada mulligan que realizar, ou seja, na próxima mão o jogador comprará apenas 6 (seis) cartas e depois 5 (cinco) e assim por diante, até escolher uma mão que deseja continuar o jogo.

Tirem a sorte ou escolha que jogará primeiro. Quem jogar primeiro não compra cartas na sua primeira jogada, apenas tem a possibilidade de fazer as demais etapas, como abaixar terrenos (manas) e conjurar cartas, conforme seu custo de mana.

Para conjurar uma mágica (entende-se por mágica todas as cartas exceto os terrenos), você deve pagar uma quantidade de mana igual aos símbolos no canto superior direito daquela carta. Caso a carta tenha números, eles são consideradas custos genéricos, ou seja, pode ser conjurado com mana de qualquer cor, exemplo, um artefato que tem o numero 1 (um) seguido de uma símbolo de mana de cor branca, para ser conjurado o jogador deve pagar o custo de duas manas, uma mana de cor branca e outra mana de qualquer cor.

Para gerar mana, o jogador "vira" (coloca o terreno que está na posição vertical para posição horizontal) o terreno que esta baixado na mesa você. O jogador pode baixar um terreno por turno (exceto se tiver conjurado habilidades ou mágicas que dizem o contrário) e ele não é uma mágica, portanto não tem custo de mana para baixar.

As mágicas "permanentes", como criaturas, artefatos e encantamentos, permanecem no campo de batalha, já as mágicas instantâneas e feitiços, após serem conjuradas, vão para o "cemitério" do jogador (uma pilha separada onde ficam as cartas que saíram do campo de batalha, como as mágicas não permanentes ou criaturas que morrem).

Fases do jogo:

Fase inicial: "desvire" (coloque as cartas que estão na posição horizontal para a posição vertical) suas cartas, resolva quaisquer efeitos de "manutenção" (existem cartas que realizam uma ação na fase inicial) e depois "compre" (pegar uma carta do topo do grimório e colocar na sua mão) uma carta.

Primeira fase principal: você pode jogar uma carta de terreno e conjurar quaisquer mágicas que puder de sua mão.

Fase de combate: momento em que você "ataca" (causar dano ao oponente) o oponente.

A fase de combate é dividida em etapas, veja a ordem:

1- Declare os atacantes: escolha com quais das suas criaturas você quer atacar o oponente, então as vire.

2- Declare os bloqueadores: o jogador defensor pode escolher qualquer número de criaturas desviradas que ele controla para "bloquear" as criaturas atacantes (quando o jogador opta por usar uma criatura para bloquear, a criatura atacante irá causar dano a essa criatura bloqueadora, então as duas entraram em combate, ou seja, quando uma criatura bloqueia outra criatura do oponente, elas lutam entre si e as duas sofrem danos de combate, por exemplo, se ambas as criaturas possuem o poder e a resistência 1/1, ambas causaram 1 ponto de dano a outra criatura e como ambas possuem 1 ponto de vida, as duas morrerão).

3- Calcule o dano: os atacantes e bloqueadores causam dano uns aos outros, mas caso a criatura não seja bloqueada, ela causa dano ao jogador que está sendo atacado.

Segunda fase principal: funciona exatamente como a primeira. Se você jogou um terreno durante sua primeira fase principal, não poderá fazê-lo neste momento.

Etapa final: remova qualquer dano causado às criaturas que ainda estão em jogo. Resolva quaisquer efeitos de final de turno e depois passe o turno para o oponente.

Essa é a mecânica básica do jogo, para aprender como começar a jogar Magic: The Gathering.

Existem várias habilidades que deixam o jogo ainda mais divertido. Nas edições básicas e lançamentos de habilidades novas, nas próprias cartas são explicadas como a habilidade é usada, caso sua carta não traga essa explicação, busque no site oficial da Wizards of the Coast, lá você encontrará todas as edições e regras.

Navegue pelo nosso site